Segunda-feira, Novembro 25, 2024
spot_imgspot_img
InícioMundoCrianças deslocadas no Líbano: Crise humanitária afeta mais de 400 mil em...

Crianças deslocadas no Líbano: Crise humanitária afeta mais de 400 mil em três semanas

Alerta do UNICEF: Mais de 400 mil crianças deslocadas devido ao conflito no Líbano

Segundo o diretor executivo adjunto do UNICEF, Ted Chaiban, mais de 400 mil crianças foram deslocadas nas últimas três semanas no Líbano devido ao conflito entre o Hezbollah e Israel. Chaiban visitou escolas transformadas em abrigos e expressou preocupação com a situação, alertando para o risco de uma “geração perdida”.

Cerca de 1,2 milhões de crianças no país estão sem acesso à educação devido à inacessibilidade das escolas públicas, danificadas pela guerra ou utilizadas como abrigos. Chaiban também destacou a situação de centenas de milhares de crianças libanesas, sírias e palestinas que correm o risco de perder seu direito à educação.

O representante do UNICEF relatou que mais de 2.300 pessoas foram mortas em ataques israelenses, incluindo mais de 100 crianças nos últimos 21 dias, com mais de 800 ficando feridas. As crianças deslocadas enfrentam condições precárias, compartilhando abrigos improvisados e lidando com a falta de infraestrutura básica.

Chaiban fez um apelo urgente para o cessar-fogo no conflito e destacou a importância de proteger a infraestrutura civil. Ele ressaltou a necessidade de vontade política para resolver o conflito, enfatizando que meios militares não serão suficientes.

O UNICEF tem um apelo humanitário de 108 milhões de dólares para o Líbano, mas apenas 8% desse valor foi atendido até o momento. A organização continua trabalhando para atender às necessidades emergenciais da população afetada, em meio aos deslocamentos em massa e à destruição de infraestruturas vitais, como unidades de saúde e estações de abastecimento de água.

Relacionadas
- Advertisment -spot_img

Leia Mais