Sexta-feira, Novembro 15, 2024
spot_imgspot_img
InícioEconomiaDistribuidoras terão que desembolsar quase meio bilhão em multas com renovação de...

Distribuidoras terão que desembolsar quase meio bilhão em multas com renovação de contratos, revela Aneel

Renovação de concessão de distribuidoras de energia no Brasil pode envolver pagamento de multas

A renovação da concessão das distribuidoras de energia elétrica no Brasil pode implicar na obrigação de pagamento de R$ 490 milhões em multas não quitadas, juntamente com a renúncia de disputas judiciais. A proposta da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) inclui essas condições na minuta do termo aditivo para os contratos das concessionárias, afetando 19 empresas que representam 60% do mercado de distribuição e cujas concessões vencem entre 2025 e 2031.

Para a renovação das concessões, é necessário comprovar a desistência de ações judiciais e a quitação de multas já julgadas administrativamente. A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) está avaliando a pertinência dessas condições e sua posição será apresentada em consulta pública.

Por exemplo, a Enel São Paulo precisaria renunciar a duas demandas judiciais que totalizam R$ 261,6 milhões em multas aplicadas. Embora parte das multas tenha sido suspensa devido a decisões judiciais favoráveis à empresa, as companhias devem prever o pagamento desses débitos em seus balanços financeiros.

Além disso, um processo administrativo na Aneel está em andamento para investigar um novo apagão recente, o que poderá resultar em uma nova multa para a Enel São Paulo.

Relacionadas
- Advertisment -spot_img

Leia Mais