Sexta-feira, Novembro 15, 2024
spot_imgspot_img
InícioEconomiaPix: Novas regras revolucionárias entram em vigor em novembro

Pix: Novas regras revolucionárias entram em vigor em novembro

A partir de 1º de novembro, o Pix terá novas regras mais rígidas para garantir a segurança das transações e prevenir fraudes. Transferências acima de R$ 200 só poderão ser realizadas de um telefone ou computador previamente cadastrados pelo cliente da instituição financeira, com um limite diário de R$ 1 mil para dispositivos não cadastrados.

O Banco Central esclareceu que a exigência de cadastro será aplicada somente para celulares e computadores que nunca foram utilizados para realizar Pix. Dispositivos já cadastrados não serão afetados por essa mudança.

Além disso, as instituições financeiras terão que aprimorar suas tecnologias de segurança, adotando soluções de gerenciamento de fraude para identificar transações suspeitas. Elas também serão obrigadas a informar aos clientes, por meio de canais eletrônicos acessíveis, sobre os cuidados necessários para evitar fraudes, e verificar regularmente se os clientes possuem registros de fraude nos sistemas do Banco Central.

Essas medidas permitirão que as instituições ajam rapidamente em caso de transações suspeitas, podendo aumentar o tempo para transações de clientes suspeitos e bloquear Pix recebidos preventivamente. Em casos de fraude comprovada, as instituições poderão encerrar o relacionamento com o cliente.

O Banco Central também anunciou o lançamento do Pix Automático em 16 de junho de 2025. Essa modalidade vai facilitar cobranças recorrentes de empresas, como concessionárias de serviços públicos, empresas financeiras, escolas, academias, entre outras. Com o Pix Automático, o usuário autorizará as cobranças automaticamente, sem a necessidade de autenticação a cada operação, o que reduzirá custos para as empresas e ajudará a diminuir a inadimplência.

Relacionadas
- Advertisment -spot_img

Leia Mais