Hamas confirma a morte de Yahya Sinwar durante confronto com soldados israelenses
O líder do grupo Hamas, Yahya Sinwar, foi confirmado como morto em um confronto com soldados israelenses. O Hamas anunciou que Sinwar faleceu “de cabeça erguida”, resistindo até o fim. Membros do grupo afirmaram que a perda de líderes não irá deter suas atividades.
O líder do Hamas em Gaza, Khalil Hayya, homenageou Sinwar como um mártir que deu a vida pela causa da libertação palestina. Hayya reafirmou o compromisso do Hamas em continuar lutando pela criação de um estado palestino com Jerusalém como capital, ressaltando que a organização não será prejudicada pela morte de seus líderes.
O Hamas reiterou que só irá liberar reféns se Israel atender às suas demandas, que incluem um cessar-fogo, a retirada de tropas de Gaza e a libertação de prisioneiros palestinos.
As forças israelenses alegam ter encontrado Sinwar por acaso durante uma operação de patrulha. A identificação do líder foi confirmada por meio de exames de DNA realizados em um laboratório de Jerusalém, que analisou sua arcada dentária.