Segunda-feira, Novembro 25, 2024
spot_imgspot_img
InícioMundo"Líder Gulen, ex-aliado de Erdogan, morre aos 83 anos em meio a...

“Líder Gulen, ex-aliado de Erdogan, morre aos 83 anos em meio a controvérsias sobre golpe”

O influente clérigo turco Fethullah Gulen, que teve uma longa rivalidade com o presidente Recep Tayyip Erdogan, faleceu aos 83 anos no último domingo, de acordo com informações divulgadas por seus seguidores. Considerado um terrorista pelo governo turco, Gulen foi acusado de liderar uma tentativa de golpe em 2016, que resultou na morte de cerca de 250 pessoas. Apesar das acusações, Gulen sempre negou qualquer envolvimento no golpe e vivia exilado nos Estados Unidos desde 1999.

Gulen fundou o movimento islâmico Hizmet, que exercia grande influência não apenas na Turquia, mas também em outros países. Após a tentativa de golpe, Erdogan se comprometeu a combater a influência de Gulen no país. Embora a causa exata de seu falecimento não tenha sido divulgada, foi relatado que ele estava hospitalizado nos Estados Unidos.

A relação entre Gulen e Erdogan passou por uma reviravolta em 2013, quando investigações de corrupção envolvendo pessoas próximas a Erdogan e ligadas ao movimento Hizmet abalaram a parceria que antes existia entre os dois líderes. Apesar de já terem sido aliados no passado, suas diferenças ideológicas e políticas os colocaram em lados opostos, culminando em uma rivalidade duradoura.

Relacionadas
- Advertisment -spot_img

Leia Mais