Uma pesquisa recente realizada pela YouGov e encomendada pela revista The Economist trouxe dados interessantes sobre as intenções de voto dos eleitores americanos para a eleição presidencial. De acordo com os resultados, a atual vice-presidente e candidata democrata à Presidência, Kamala Harris, obteve 49% das intenções de voto, enquanto o ex-presidente e candidato republicano, Donald Trump, ficou com 46%, em um empate técnico dentro da margem de erro de 3,3 pontos percentuais.
Além disso, a pesquisa revelou que a maioria dos entrevistados, 65%, acredita que os Estados Unidos estão “no caminho errado”, enquanto apenas 24% consideram que a direção está correta. Em relação à gestão do governo democrata de Joe Biden, 57% dos entrevistados desaprovam, enquanto 38% aprovam.
Os eleitores também foram questionados sobre os principais problemas enfrentados pelo país, e temas como inflação, imigração, oferta de empregos, economia, sistema de saúde, aborto e mudanças climáticas foram mencionados.
Com a eleição marcada para 5 de novembro, faltando 13 dias, a pesquisa indica que 39% dos eleitores acreditam que Trump sairá vitorioso, enquanto 36% têm essa mesma perspectiva em relação a Kamala. As projeções sugerem um cenário acirrado e sem um resultado claro, devido ao sistema de Colégio Eleitoral dos EUA.
A pesquisa ouviu 1.615 cidadãos americanos maiores de 18 anos entre 19 e 22 de outubro, por meio da internet.