Sexta-feira, Novembro 15, 2024
spot_imgspot_img
InícioMundoBoko Haram ataca e deixa 40 soldados do Exército do Chade mortos:...

Boko Haram ataca e deixa 40 soldados do Exército do Chade mortos: situação crítica na região

Grupo terrorista ataca base do Exército do Chade, resultando em morte de soldados

Na noite de domingo, o grupo terrorista Boko Haram realizou um ataque à base do Exército do Chade na ilha Barkaram, localizada no lago Chade, próximo à fronteira com o Níger. Segundo a Presidência do país, pelo menos 40 soldados foram mortos e mais de 200 foram alvo da investida.

Os membros do Boko Haram conseguiram assumir o controle da guarnição, saqueando armas, destruindo veículos equipados com armamento pesado e fugindo do local. O presidente do Chade, Mahamat Idriss Deby Itno, visitou a base atacada e ordenou uma operação de busca aos criminosos.

O Exército do Chade é frequentemente alvo de ataques extremistas na região, sendo o Boko Haram uma das principais facções responsáveis por essas ações. O grupo terrorista mantém uma insurgência armada no nordeste da Nigéria desde 2009, causando a morte de milhares de pessoas e forçando milhões a deixarem suas casas.

O Chade é um importante aliado das forças francesas e americanas na luta contra os jihadistas na região do Sahel, onde estão presentes diversas organizações ligadas à Al Qaeda e ao Estado Islâmico. O Boko Haram ganhou destaque internacional em 2014 ao sequestrar 276 meninas de uma escola em Chibok, no nordeste da Nigéria, gerando uma campanha global pela libertação das vítimas, sendo que 112 delas ainda permanecem desaparecidas.

Relacionadas
- Advertisment -spot_img

Leia Mais