Sexta-feira, Novembro 15, 2024
spot_imgspot_img
InícioMundoIsrael realiza operação militar no sul do Líbano e neutraliza líder do...

Israel realiza operação militar no sul do Líbano e neutraliza líder do Hezbollah em ação estratégica

O exército de Israel anunciou hoje a morte de Muhammad Jalil Alian, comandante da unidade de mísseis antitanque do grupo xiita libanês Hezbollah, em um ataque aéreo no sul do Líbano, próximo à fronteira com Israel. Alian foi morto durante um bombardeio israelense na área de Qalaouiyeh. As Forças de Defesa de Israel informaram que cerca de 150 alvos do Hezbollah e do grupo Hamas foram atacados em Gaza e no Líbano, incluindo centros de comando, depósitos de armas, postos de observação e lançadores de foguetes.

Além disso, Israel realizou bombardeios contra posições do Hezbollah em Mazraat El Yahoudiyeh, na região de Tiro, ao norte do Líbano, após o grupo disparar um foguete contra um avião das IDF. Durante a madrugada, sirenes de alerta foram acionadas no norte de Israel devido à entrada de drones do Líbano, sendo que um deles foi interceptado e outro caiu em uma área desabitada. O Hezbollah lançou aproximadamente 60 foguetes e três drones em direção à região da Galileia, atingindo um prédio em Hadera, sem causar vítimas.

O primeiro-ministro libanês Najib Mikati expressou esperança de alcançar um cessar-fogo entre Israel e o Hezbollah antes das eleições presidenciais dos EUA. Uma delegação americana liderada pelo enviado especial para o Oriente Médio, Amos Hochstein, viajará a Israel para negociar um possível cessar-fogo na Faixa de Gaza e no Líbano.

O conflito atual no Oriente Médio teve início em 7 de outubro de 2023, com um ataque do Hamas a Israel, resultando em mortes e reféns. Israel iniciou uma ofensiva na Faixa de Gaza, resultando em vítimas civis. O confronto se estendeu ao Líbano, onde Israel lançou uma ofensiva contra o Hezbollah, causando mortes e deslocamento de pessoas.

Relacionadas
- Advertisment -spot_img

Leia Mais