Domingo, Novembro 24, 2024
spot_imgspot_img
InícioRegião 011Escândalo na Igreja: Bispos e Padres envolvidos em casos de abuso sexual...

Escândalo na Igreja: Bispos e Padres envolvidos em casos de abuso sexual e assédio, ultrapassando os limites da sacristia

Denúncias de abusos sexuais envolvendo bispos e padres da Arquidiocese de Ribeirão Preto têm surgido recentemente, com relatos de casos que remontam a dois anos atrás. Vítimas que eram crianças e adolescentes na época alegam ter sofrido abusos por parte de membros da igreja, que atualmente são casados e têm filhos.

Um dos casos mais recentes envolve um padre de São José do Rio Preto acusado de assédio sexual a um jovem de 13 anos na época. Há relatos de escândalos sexuais em dioceses de Jaboticabal, Catanduva e São José do Rio Preto, ocorridos na sacristia ou no Seminário Teológico.

Um jovem, hoje com 21 anos, descreveu em uma carta um episódio em que um padre, durante uma viagem para buscar hóstias, sugeriu uma parada em um motel ao garoto de 13 anos. O rapaz, desconfortável com a proposta, procurou o bispo da diocese na época, que não tomou medidas.

Outro caso envolve a renúncia de Dom Tomé Ferreira da Silva, ex-bispo de São José do Rio Preto, após a divulgação de um vídeo em que ele aparecia nu em uma chamada de vídeo com um jovem. A situação causou revolta e resultou em sua renúncia.

Além disso, o bispo de Catanduva, Dom Valdir Mamede, foi acusado de assediar um padre em sua casa, chegando de surpresa e se masturbando sobre a cama do jovem. Denúncias de abusos sexuais na região de Jaboticabal também foram feitas, mas foram arquivadas após investigações.

Os bispos e padres mencionados negam as acusações, alegando falta de provas. As vítimas sofrem consequências psicológicas dos abusos. A reportagem buscou respostas dos envolvidos, porém não obteve retorno até o momento.

Relacionadas
- Advertisment -spot_img

Leia Mais