Domingo, Novembro 24, 2024
spot_imgspot_img
InícioMundoPolêmica: Arma de Putin gera controvérsias e levanta questões cruciais

Polêmica: Arma de Putin gera controvérsias e levanta questões cruciais

Na última quinta-feira (21), o presidente russo, Vladimir Putin, revelou o desenvolvimento de um novo sistema de míssil balístico de alcance intermediário chamado Orechnik, atualmente em fase experimental. A divulgação desse armamento tem gerado controvérsias, especialmente em relação ao tratado INF, que proibia a instalação de mísseis com alcance entre 550 km e 5.500 km na Europa.

A ação de Putin despertou preocupações de uma possível escalada militar, uma vez que os Estados Unidos também têm sido acusados de estarem envolvidos no desenvolvimento de mísseis de alcance intermediário. Essa situação remonta a 2019, quando o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, retirou o país do tratado INF, mencionando suspeitas sobre a Rússia desenvolver secretamente esse tipo de armamento.

Mesmo com tratados de limitação em vigor, tanto a Rússia quanto os Estados Unidos continuam a avançar no desenvolvimento de armas. Putin busca ser levado a sério nesse contexto, assegurando que não pretende utilizar armas nucleares. O novo míssil balístico apresentado já está sendo objeto de análises e especulações sobre suas capacidades e possíveis implicações geopolíticas.

Relacionadas
- Advertisment -spot_img

Leia Mais