Segunda-feira, Novembro 25, 2024
spot_imgspot_img
InícioEconomiaInovação e Sustentabilidade: Sociedade Civil Propõe Transição Energética Revolucionária para o G20

Inovação e Sustentabilidade: Sociedade Civil Propõe Transição Energética Revolucionária para o G20

Representantes de organizações da sociedade civil se encontraram no Rio de Janeiro para debater temas ligados à transição energética e justiça climática durante o Encontro Preparatório da Cúpula Social do G20. O resultado do encontro foi um documento que destaca a necessidade de um Plano Nacional de Mudança Climática focado na adaptação e no fortalecimento da resiliência dos grupos mais vulneráveis.

Entidades como o CNS, Instituto Clima e Sociedade, Sindipetro-RS, Grupo Carta de Belém, CUT, Abong, MST, Cufa e FUP participaram do evento, contribuindo com ideias e propostas.

O texto final estará disponível na plataforma Brasil Participativo para receber sugestões globais, com o objetivo de influenciar a agenda global do G20 em prol de uma governança mais sustentável e inclusiva.

Entre as propostas iniciais estão a defesa de financiamento adequado para ações climáticas, a criação de um sistema nacional de monitoramento ambiental, a promoção do acesso universal a energias limpas, a proteção da biodiversidade costeira, a participação da sociedade na transição, a recomendação para uma transição agroecológica e a proteção das florestas.

Essas propostas visam integrar aspectos de justiça social, proteção ambiental e participação comunitária na agenda do G20.

Relacionadas
- Advertisment -spot_img

Leia Mais