Terça-feira, Abril 1, 2025
spot_imgspot_img
InícioMundo"Pressão internacional: Lula e Macron pedem a Maduro que volte a dialogar...

“Pressão internacional: Lula e Macron pedem a Maduro que volte a dialogar com a oposição”

Líderes mundiais se pronunciam sobre a posse contestada de Nicolás Maduro na Venezuela

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A posse do ditador Nicolás Maduro para um novo mandato como líder da Venezuela tem gerado reações de diversos líderes mundiais, após uma eleição considerada fraudulenta pela oposição e por parte da comunidade internacional.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que já teve laços com líderes chavistas, pediu a Maduro que retome o diálogo com a oposição. A mensagem foi divulgada pela Presidência da França em conjunto com o presidente Emmanuel Macron. Confira outras manifestações a seguir.

“A França e o Brasil estão dispostos a facilitar a retomada dos diálogos [entre regime e oposição], o que pode permitir o retorno da democracia e estabilidade na Venezuela. Todas as pessoas detidas por suas opiniões ou compromissos políticos devem ser libertadas imediatamente.” – Lula e Macron, conforme nota divulgada pela Presidência francesa.

“As notícias provenientes da Venezuela são mais um ato inaceitável de repressão do regime de Nicolás Maduro, cuja suposta vitória eleitoral não reconhecemos.” – Giorgia Meloni, Primeira-ministra da Itália.

“O povo venezuelano e o mundo sabem que Nicolás Maduro claramente perdeu as eleições presidenciais.” – Antony Blinken, Secretário de Estado dos EUA.

“Hoje, com base nas evidências apresentadas, nas atas apresentadas e nos relatórios da Observação Internacional, especificamente do Centro Carter, o senhor Edmundo González deveria assumir a Presidência da Venezuela.” – Luis Almagro, Secretário-geral da Organização dos Estados Americanos.

“O secretário-geral da ONU, António Guterres, condena veementemente a detenção de um grande número de pessoas, incluindo líderes da oposição, jornalistas e defensores dos direitos humanos, desde as eleições de 28 de julho.” – Stéphane Dujarric, porta-voz de Guterres.

“O presidente da Duma, a Câmara dos Deputados russa, Viacheslav Volodin, transmitiu a Nicolás Maduro as felicitações do presidente russo Vladimir Putin.” – Duma, em comunicado divulgado à imprensa.

Relacionadas
- Advertisment -spot_img

Leia Mais

tongitsgo