Quarta-feira, Novembro 27, 2024
spot_imgspot_img
InícioMundoUcrânia sofre baixa de F-16 em sua estreia em combate, revela reportagem

Ucrânia sofre baixa de F-16 em sua estreia em combate, revela reportagem

De acordo com informações divulgadas pelo Wall Street Journal, a Ucrânia perdeu um caça americano F-16 em seu primeiro combate. O avião caiu devido a um erro do piloto, e até o momento a Força Aérea de Volodimir Zelenski não se pronunciou sobre o assunto. Apesar de não ter impactado significativamente a guerra contra a invasão russa, a queda do caça foi considerada um golpe para a moral ucraniana.

Os F-16 foram empregados para interceptar parte dos 127 mísseis e 109 drones lançados contra o país. Embora não tenha sido divulgado quantos foram abatidos, Kiev afirmou ter interceptado a maioria das ameaças inimigas. A Ucrânia recebeu recentemente os F-16 e planeja contar com até 30 dessas aeronaves até o final do ano, como parte dos esforços para modernizar sua Força Aérea, que anteriormente operava modelos de origem soviética.

Essa perda representa um desafio para Kiev, que busca fortalecer suas capacidades aéreas durante o conflito em curso. A Rússia, por sua vez, desconsiderou o envio dos F-16 e retaliou com ataques a possíveis bases dessas aeronaves. Apesar dos obstáculos enfrentados, os F-16 simbolizam um avanço para a Ucrânia no campo aéreo. O conflito continua intenso, com ambas as partes lutando por ganhos territoriais e estratégicos.

Relacionadas
- Advertisment -spot_img

Leia Mais