Sexta-feira, Setembro 20, 2024
spot_imgspot_img
InícioEsporteBrasileiro faz história e conquista ouro nos 5.000 m em Paris, quebrando...

Brasileiro faz história e conquista ouro nos 5.000 m em Paris, quebrando recorde mundial

Atleta brasileiro de 33 anos surpreende e conquista ouro paralímpico nos 5.000 metros

O atleta brasileiro Júlio César Agripino, de 33 anos, alcançou uma impressionante conquista ao garantir a medalha de ouro paralímpica na categoria T11 (deficiência visual) nos 5.000 metros, estabelecendo um novo recorde mundial com o tempo de 14min48s85. Seu feito foi ainda mais notável ao superar o compatriota Yeltsin Jacques, que detinha o recorde anterior e conquistou a medalha de bronze, enquanto o japonês Kenya Karasawa levou a prata.

Diagnosticado com ceratocone aos 7 anos, Agripino atribui parte de seu sucesso aos atletas-guia, Edelson Almeida e Micael dos Santos, que o apoiaram não só fisicamente, mas também psicologicamente durante a competição. Liderando a corrida desde o início, o atleta recebeu orientações estratégicas de seu guia ao longo da prova.

Apesar de enfrentar uma torção no pé direito durante os treinos em Font-Romeu, na França, Agripino demonstrou determinação e superação ao alcançar a vitória. Enquanto isso, Yeltsin superou desafios físicos, incluindo uma microrruptura na panturrilha esquerda, para conquistar a medalha de bronze.

Em outro destaque, o nadador brasileiro Gabriel Araújo conquistou a primeira medalha do país nos Jogos Paralímpicos de Paris ao garantir o ouro nos 100m costas da categoria S2. O desempenho de atletas como Agripino, Yeltsin e Gabriel reflete o talento e a determinação dos esportistas paralímpicos brasileiros.

Relacionadas
- Advertisment -spot_img

Leia Mais