Quarta-feira, Novembro 27, 2024
spot_imgspot_img
InícioMundoExtrema direita alemã ressurge em eleições locais, gerando alerta 80 anos após...

Extrema direita alemã ressurge em eleições locais, gerando alerta 80 anos após nazismo

Partido AfD lidera pesquisas eleitorais em dois estados alemães, abrindo possibilidade de extrema direita voltar ao poder

O partido AfD (Alternativa para a Alemanha) está liderando as pesquisas eleitorais em dois estados da Alemanha que irão às urnas neste domingo (1º), levantando a possibilidade de a extrema direita retornar ao poder no país quase 80 anos após o fim do regime nazista.

A AfD é prevista para ser a mais votada tanto na Saxônia quanto na Turíngia, que estão realizando eleições para escolher os membros de seus Parlamentos. Ambos os estados faziam parte da Alemanha Oriental, oficialmente conhecida como República Democrática Alemã, um país comunista que existiu de 1949 a 1990.

O partido é monitorado nacionalmente pelo serviço de inteligência interno da Alemanha devido à sua natureza radical, sendo considerado extremista pelas autoridades do país. Membros da AfD propagam discursos racistas e anti-imigrantes, mantendo contatos com grupos neonazistas.

Apesar das controvérsias, a popularidade da AfD na Alemanha, especialmente no leste do país, continua alta. No entanto, as pesquisas indicam que o partido não deve conquistar mais de 50% dos votos em nenhum dos estados, o que exigiria que buscasse coalizões para chegar ao poder.

Outros partidos alemães se recusam a formar alianças com a AfD desde que se tornou politicamente relevante, criando um “cordão sanitário” para impedir sua participação efetiva no governo. A situação política na Turíngia, por exemplo, pode depender da BSW (Aliança Sahra Wagenknecht), de centro-esquerda, que se apresenta como uma possível alternativa.

As eleições na Saxônia e na Turíngia também servem como preparação para as eleições gerais do próximo ano na Alemanha, onde estratégias políticas e questões importantes estarão em jogo. Uma eventual derrota do SPD (Partido Social-Democrata) nos dois estados poderia representar um golpe significativo para o partido.

Relacionadas
- Advertisment -spot_img

Leia Mais