Sábado, Novembro 30, 2024
spot_imgspot_img
InícioMundoAtivistas denunciam morte chocante da baleia beluga Hvaldimir por tiros

Ativistas denunciam morte chocante da baleia beluga Hvaldimir por tiros

Uma baleia beluga chamada Hvaldimir, que ganhou fama por suspeitas de espionagem russa, foi encontrada morta na costa da Noruega no último fim de semana. Ativistas alegam que a baleia foi vítima de tiros e já apresentaram uma queixa formal às autoridades norueguesas.

De acordo com a associação One Whale, especializada em monitorar Hvaldimir, há fortes indícios de que a baleia foi morta por disparos de arma de fogo. Após a análise de veterinários, biólogos e especialistas em balística, foi concluído que a morte do animal foi resultado de um ato criminoso. A líder da organização NOAH, Siri Martinsen, expressou preocupação com os graves ferimentos encontrados na baleia e solicitou uma investigação policial imediata.

Regina Haug, fundadora da One Whale, afirmou ter identificado uma bala no corpo de Hvaldimir, confirmando suas suspeitas de que a baleia foi alvo de tiros. Haug lamentou a perda do animal e se comprometeu a buscar justiça, pedindo apoio da comunidade para esclarecer o ocorrido.

Hvaldimir ficou conhecido em 2019 quando foi avistado em águas norueguesas usando um arnês com a inscrição “Equipamento de São Petersburgo”, levantando suspeitas de espionagem. O nome Hvaldimir foi uma brincadeira com a palavra norueguesa para baleia, “hval”, e o nome do presidente russo, Vladimir Putin.

O corpo de Hvaldimir foi encontrado próximo à cidade de Risavika e foi encaminhado para realização de uma autópsia pelo Instituto Veterinário Norueguês. O resultado da autópsia deverá ser divulgado nas próximas semanas.

Relacionadas
- Advertisment -spot_img

Leia Mais