Quarta-feira, Novembro 27, 2024
spot_imgspot_img
InícioMundoSupertufão Yagi avança em direção ao Vietnã após deixar rastro de destruição...

Supertufão Yagi avança em direção ao Vietnã após deixar rastro de destruição na China

Supertufão Yagi mata duas pessoas e fere 92 na China

O supertufão Yagi provocou a morte de duas pessoas e deixou outras 92 feridas na ilha de Hainan, sul da China, de acordo com a agência de notícias estatal Xinhua. A tempestade trouxe fortes chuvas e ventos intensos à cidade chinesa, causando estragos conforme relatado pelas autoridades locais.

Yagi, considerado o segundo ciclone tropical mais poderoso do mundo em 2024, já havia causado a morte de pelo menos 16 pessoas nas Filipinas antes de atingir a China. Ao chegar aos distritos insulares do norte do Vietnã, o supertufão gerou ventos de até 160 km/h, diminuindo sua intensidade do pico de 234 km/h registrado em Hainan.

Na cidade costeira de Haiphong, Vietnã, ocorreram interrupções no fornecimento de energia elétrica, janelas quebradas e árvores derrubadas devido aos fortes ventos. Em Hainan, mais de 800 mil residências ficaram sem energia devido à tempestade.

O Vietnã mobilizou cerca de 450 mil militares e evacuou quase 50 mil pessoas de áreas costeiras. As operações aéreas em quatro aeroportos foram temporariamente suspensas, resultando no cancelamento de mais de 300 voos. Escolas secundárias em 12 províncias do norte do país também foram fechadas.

Os cientistas alertam que os tufões estão se intensificando devido ao aquecimento global e às mudanças climáticas. Yagi, cujo nome é derivado da palavra japonesa para cabra e da constelação de Capricórnio, é mais um exemplo da crescente força desses fenômenos naturais.

Relacionadas
- Advertisment -spot_img

Leia Mais