Na última quarta-feira (26), a jornalista brasileira Nathalia Urban, correspondente da TV 247 no Reino Unido, faleceu em Edimburgo, na Escócia, após cair de uma ponte em circunstâncias ainda não esclarecidas. As autoridades estão investigando o caso, considerando diferentes possibilidades, como queda acidental, suicídio ou feminicídio.
A equipe da TV 247 lamentou profundamente a perda de Nathalia, ressaltando seu engajamento na defesa dos direitos das mulheres, dos imigrantes e de outros grupos oprimidos. Reconhecida pelo seu programa “Veias Abertas”, a jornalista abordava as lutas dos povos latino-americanos e apoiava a causa palestina.
Diversas personalidades, como o cartunista Carlos Latuff, manifestaram solidariedade à família e amigos de Nathalia, elogiando seu trabalho em prol de um mundo mais justo e anti-imperialista. A jornalista Sara Goes também relembrou a relação próxima que mantinha com Nathalia e os ideais que compartilhavam.
A morte de Nathalia Urban impactou aqueles que acompanhavam seu trabalho e ativismo em defesa de causas sociais, deixando uma lacuna no cenário jornalístico e de militância.