Sexta-feira, Novembro 15, 2024
spot_imgspot_img
InícioRegião 011São Paulo em alerta: Temperaturas de 40°C elevam risco de incêndios na...

São Paulo em alerta: Temperaturas de 40°C elevam risco de incêndios na cidade

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta nesta segunda-feira (30) devido ao aumento significativo do risco de incêndios florestais até a próxima quarta-feira (2). As altas temperaturas, previstas para ultrapassar os 40°C em algumas regiões, junto com a Umidade Relativa do Ar (URA) em torno de 10%, criam condições favoráveis para rápida propagação de queimadas, especialmente no interior do estado.

Em áreas como Ribeirão Preto, onde já existem focos ativos de incêndios florestais, a situação é preocupante. O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) alerta que o calor extremo e o clima seco aumentam o perigo, com grandes chances de novos focos surgirem. Atualmente, quatro municípios enfrentam incêndios em andamento, e a tendência é que o risco permaneça elevado enquanto as condições climáticas não se estabilizarem.

A previsão para os próximos dias é de temperaturas extremas em diversas regiões de São Paulo, com máximas acima de 36°C na Região Metropolitana e podendo chegar a 40°C em cidades do interior. A umidade estará abaixo de 20% em algumas áreas, aumentando ainda mais a preocupação com os incêndios.

A população está sendo orientada pela Defesa Civil a adotar medidas preventivas, como manter-se hidratada, usar protetor solar e evitar atividades ao ar livre nos horários mais quentes do dia. Cerca de 15 mil agentes da Defesa Civil estão mobilizados em todo o estado, com o apoio de 20 aeronaves para combater os incêndios ativos.

Com a maioria das regiões do estado sob risco elevado de incêndios e a previsão de continuidade do tempo seco e quente, a situação é considerada crítica e exige atenção redobrada da população e das autoridades. Em caso de emergência, os contatos são 199 para a Defesa Civil, 190 para a Polícia Militar e 193 para o Corpo de Bombeiros. A colaboração e a rapidez na resposta podem ser essenciais para conter a propagação das chamas.

Relacionadas
- Advertisment -spot_img

Leia Mais