O presidente russo, Vladimir Putin, declarou neste domingo que espera que o Ocidente tenha levado em consideração seus alertas sobre as possíveis consequências de um eventual ataque à Rússia. A afirmação foi feita em resposta a uma pergunta de um jornalista da VGTRK, conforme relatado pela agência estatal russa TASS.
Putin disse: “Não recebi nenhuma comunicação sobre o assunto, mas espero que tenham ouvido, pois certamente teremos que tomar nossas próprias decisões.” Ele também ressaltou que o Exército ucraniano não tem permissão para usar armas de alta precisão de forma autônoma, sendo que somente especialistas dos países da ORAN têm essa autorização.
É relevante mencionar que a Ucrânia tem solicitado autorização ao Ocidente para empregar mísseis de longo alcance de fabricação ocidental contra alvos russos. A Rússia justificou sua invasão à Ucrânia alegando a proteção de minorias separatistas pró-russas no leste do país e o objetivo de “desnazificar” a nação vizinha, que se tornou independente em 1991 e tem buscado se distanciar da influência de Moscou em direção à Europa e ao Ocidente.