Terça-feira, Abril 29, 2025
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Apenas 19% dos alunos do 3º ano do ensino médio em SP têm proficiência em português

Um estudo recente revelou que apenas 19% dos estudantes do 3º ano do ensino médio na rede pública de São Paulo alcançaram um nível adequado de proficiência em língua portuguesa em 2023. Em matemática, o desempenho foi igualmente preocupante, com a maioria dos alunos apresentando resultados abaixo do básico.

A pesquisa intitulada “Aprendizagem na Educação Básica: situação brasileira no pós-pandemia”, realizada pelo Todos pela Educação, foi divulgada nesta segunda-feira, dia em que se celebra o Dia Mundial da Educação. O estudo utiliza dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que mede a qualidade do ensino no país.

De acordo com a análise, a pandemia de COVID-19 acentuou as lacunas existentes no aprendizado dos estudantes, especialmente entre os mais vulneráveis. “É fundamental que o poder público municipal e estadual concentre esforços para elevar os níveis de aprendizado e reduzir as desigualdades”, afirmou Gabriel Corrêa, diretor de políticas públicas do Todos pela Educação.

Desempenho Acadêmico na Capital
No contexto da cidade de São Paulo, o desempenho dos alunos do 3º ano do ensino médio apresentou uma queda significativa nos últimos quatro anos: em língua portuguesa, a porcentagem de alunos com aprendizado adequado caiu de 23,7% em 2019 para 19% em 2023. Em matemática, a redução foi ainda mais acentuada, passando de 34% para apenas 24,1% no mesmo período.

Dados do Ensino Fundamental
Os dados são ainda mais alarmantes quando se observa o 5º ano do ensino fundamental. A defasagem no aprendizado foi maior nessa faixa etária, com uma diminuição de 13,2% em língua portuguesa e 10,7% em matemática desde 2019. Em números absolutos, os percentuais mostram que apenas 48,6% dos alunos alcançaram um nível considerado adequado em língua portuguesa em 2023, comparado aos 61,8% registrados quatro anos antes. Para matemática, o percentual caiu de 48,6% para 37,9%.

Respostas das Autoridades Educacionais
A Prefeitura de São Paulo informou que espera ver resultados positivos nas próximas avaliações escolares. Dados preliminares do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) para 2024 indicam um pequeno avanço nas aprendizagens dos alunos do 5º ano. As autoridades municipais destacaram também a implementação de ações específicas de recuperação para todos os estudantes e programas direcionados aos que apresentam maiores dificuldades.

Do lado estadual, a Secretaria da Educação de São Paulo (Seduc-SP) reconheceu as dificuldades enfrentadas pelos alunos e anunciou esforços contínuos para melhorar os processos educativos. Na última edição do Saresp, houve um aumento significativo no desempenho dos alunos, especialmente entre os alunos do 2º ano do ensino fundamental, que registraram um crescimento notável em matemática.

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