Domingo, Novembro 24, 2024
spot_imgspot_img
InícioMundoArgentina abandona COP29 e aumenta especulações sobre postura negacionista de Milei

Argentina abandona COP29 e aumenta especulações sobre postura negacionista de Milei

O governo argentino liderado por Javier Milei decidiu retirar a delegação técnica argentina da COP29, a conferência climática da ONU que está acontecendo no Azerbaijão. Essa medida não foi uma surpresa para muitos, dado que sob a gestão de Milei, a Argentina tem se distanciado de organizações multilaterais e tentado impor sua própria marca ideológica nas discussões, deixando de lado questões urgentes relacionadas ao clima.

A decisão de retirada da delegação argentina foi comunicada rapidamente a outras nações presentes na COP29, incluindo o Brasil, e deixou claro que a Argentina não participará das resoluções por consenso, apenas saindo do evento. O governo de Milei tem expressado pontos de vista negacionistas em relação às mudanças climáticas, chegando a afirmar que o aquecimento global seria uma invenção do socialismo.

Alguns membros do governo argentino defendem que a expansão das pastagens na Argentina seria uma alternativa mais acessível e eficaz do que investir em reflorestamento para reduzir as emissões de carbono. A alteração na liderança do Ministério das Relações Exteriores e a possível influência da volta de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos também podem impactar a postura da Argentina em relação às questões climáticas.

Javier Milei tem adotado uma postura pouco colaborativa em fóruns internacionais, bloqueando discussões sobre sustentabilidade na ONU. Apesar disso, o governo argentino confirmou sua participação no G20, que ocorrerá em breve no Rio de Janeiro, embora já tenha demonstrado oposição a debates sobre igualdade de gênero.

Relacionadas
- Advertisment -spot_img

Leia Mais