Quarta-feira, Novembro 27, 2024
spot_imgspot_img
InícioRegião 011Audiência pública explora potencial do transporte hidroviário nos rios de SP

Audiência pública explora potencial do transporte hidroviário nos rios de SP

Segunda audiência pública do Plano Hidroviário de São Paulo acontece nesta quarta-feira

Está agendada para esta quarta-feira (27) a realização da segunda audiência pública do Plano Hidroviário de São Paulo. O principal propósito do encontro é debater a utilização dos rios e represas da capital, visando a integração de projetos em andamento e a captação de novas ideias para aproveitar esses recursos hídricos, seja para fins de transporte hidroviário ou lazer.

Um dos principais projetos que poderá ser impulsionado com a implementação do Plano Hidroviário é a construção de hidrovias nos rios Pinheiros e Tietê, consideradas como prioridades pelo presidente da SP Urbanismo, Pedro Fernandes.

De acordo com dados do Censo 2022 do IBGE, cerca de 2 milhões de residentes em São Paulo estão localizados a menos de um quilômetro de uma futura hidrovia, número que aumenta para 5,7 milhões considerando um raio de três quilômetros. Apesar dos desafios técnicos, como a qualidade da água e a profundidade, Fernandes ressalta que a poluição não deve ser um obstáculo para o início das operações, destacando a importância de iniciar a navegação para contribuir com a limpeza dos rios.

No que diz respeito ao tempo de deslocamento, as represas Billings e Guarapiranga são identificadas como regiões com maior potencial de melhoria, devido à escassez de alternativas de transporte público, ao contrário do Rio Pinheiros.

O presidente da SP Urbanismo destaca que a mudança de comportamento em relação ao uso dos rios é um desafio, mas medidas estão sendo adotadas para conectar as estações hidroviárias às principais estações ferroviárias da cidade. Iniciativas como transporte aquático na Represa Billings, criação de decks e parques aquáticos, o programa Veleja São Paulo e o estímulo ao ecoturismo na zona sul da cidade já estão em andamento.

A próxima audiência acerca do Plano Hidroviário está marcada para as 19h no Hub Green Sampa (Centro de Inovação Verde Bruno Covas), localizado na Rua Sumidouro, 580, em Pinheiros. Os cidadãos interessados podem enviar sugestões até 1º de dezembro por meio do portal Participemais.

Relacionadas
- Advertisment -spot_img

Leia Mais