Ex-presidente Jair Bolsonaro planeja retorno ao poder com apoio de Donald Trump
Segundo informações da Dow Jones Newswires, o ex-presidente Jair Bolsonaro está planejando seu retorno ao poder e conta com o apoio de Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, para alcançar esse objetivo. Bolsonaro acredita que as sanções econômicas impostas por Trump ao atual presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, podem favorecer sua reintegração ao cenário político.
Apesar de estar inelegível até 2030 e enfrentar acusações criminais, Bolsonaro vê na eleição de Trump uma oportunidade para seu futuro e para os políticos de direita na América Latina. Em entrevista ao The Wall Street Journal, Bolsonaro revelou que ele e seu filho, Eduardo Bolsonaro, têm mantido contato próximo com o novo governo dos EUA desde a eleição de novembro. Ele pretende registrar sua candidatura antes das eleições de 2026, contando com a possível influência de Trump sobre os juízes brasileiros para adiar a decisão de 2023.
Bolsonaro mencionou possíveis sanções dos EUA, inspiradas nas ações contra a Venezuela, e afirmou que Trump está interessado em colaborar para restaurar a democracia no país vizinho. O governo de Lula não se pronunciou sobre as declarações do ex-presidente, e um representante do novo governo de Trump não respondeu aos questionamentos.
Por fim, um representante do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, optou por não comentar sobre o assunto.