A Confederação Nacional da Indústria (CNI) projeta que a indústria brasileira terá que formar aproximadamente 2,2 milhões de novos profissionais e requalificar cerca de 11,8 milhões de trabalhadores já atuantes no mercado entre 2025 e 2027. Essa demanda é impulsionada pelo crescimento econômico e do mercado de trabalho no país.
Os setores que mais necessitarão de qualificação são logística e transporte, construção, operação industrial, manutenção e reparação, e metalmecânica. Os 2,2 milhões de novos profissionais serão necessários para atender à criação de empregos e à substituição de trabalhadores que deixarão o mercado formal. Enquanto isso, os 11,8 milhões de trabalhadores já empregados precisarão de aprimoramento para atualizar suas competências.
O estudo destaca a importância de adquirir novas habilidades, como habilidades técnicas (hard skills), competências comportamentais (soft skills) e práticas de saúde e segurança no trabalho, a fim de atender às demandas da indústria e de outros setores no Brasil.