Candidata a vereadora do interior da Bahia é acusada de compra de votos nas eleições de 2024
A candidata Geni do Carvão (PSD) está sendo acusada de comprar votos nas eleições de 2024 no interior da Bahia, de acordo com mensagens de áudio que circulam na região. Nos áudios, a candidata solicita a devolução do dinheiro daqueles que não votaram nela, mencionando o uso de Pix para a transação. Ela também menciona ter comprado 1.090 votos, mas ter recebido apenas uma pequena porcentagem desses votos.
Apesar das tentativas de contato, Geni do Carvão não respondeu às mensagens e ligações da reportagem. Em sua prestação de contas ao TSE, a candidata informou ter recebido R$ 10 mil do fundo eleitoral do PSD e ter gasto metade desse valor em aluguel de veículos e a outra metade com uma cabo eleitoral.
Diante da situação, o partido PSD abriu um processo administrativo que pode resultar na desfiliação da ex-candidata. A compra de votos é considerada crime eleitoral, com pena de até quatro anos de prisão, além de multa, de acordo com o artigo 299 do Código Eleitoral. O caso foi encaminhado à Comissão de Ética do partido para investigação.