Sexta-feira, Abril 4, 2025
spot_imgspot_img
InícioRegião 011Conferência discute combate à corrupção; evento é o primeiro em SP

Conferência discute combate à corrupção; evento é o primeiro em SP

A Controladoria Geral do Estado de São Paulo (CGE SP) realiza nesta semana a 1ª Conferência Internacional de Integridade Pública, com o objetivo de fortalecer a cultura de integridade na administração pública e o combate à corrupção. O evento acontece na capital entre os dias 2 e 3 de abril e conta com a presença de palestrantes nacionais e internacionais e de representantes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Nesta terça-feira (2), o ministro do Supremo Tribunal Federal André Mendonça abriu a conferência com uma palestra sobre integridade voltada a líderes do setor público. O magistrado traçou um perfil do “líder íntegro”, destacando que ele precisa ter coragem, humildade, sabedoria, perseverança, resiliência, lealdade e gratidão. Ele enfatizou que a integridade não se resume a conhecer a doutrina, mas sim a praticar atos que correspondam aos valores defendidos. 

Mendonça também ressaltou a necessidade de ter motivações corretas, que visem o bem comum, para fazer o que é certo, não apenas a busca por reconhecimento ou vantagens pessoais. “Ser íntegro é um ato de fé, porque a integridade tem um custo, paga-se um preço por ser íntegro”, disse Mendonça. “O Brasil precisa da ação, da presença e do trabalho efetivo de pessoas íntegras. Escolher o caminho da integridade, muitas das vezes, é escolher o caminho mais tormentoso, mais difícil, mais demorado, mais arriscado em termos de crescimento.”

As palestras da Conferência abordam também temas como transparência, conflito de interesse, proteção ao denunciante, lobby e medidas de combate às fraudes e à corrupção. O evento tem como público-alvo agentes públicos da CGE-SP, membros das Unidades de Gestão de Integridade (UGIs) dos órgãos e entidades paulistas, além de convidados das Controladorias Gerais da União, dos estados e das capitais.

“Quando pensamos em integridade, nos referimos a uma conduta íntegra, ética”, explicou o o Controlador-Geral do Estado de São Paulo, Wagner Rosário. “Pensamos na adesão de cada indivíduo a um conjunto de valores enormes desejados para pelo menos a maioria da sociedade. 

Rosário. “Pensamos na adesão de cada indivíduo a um conjunto de valores enormes desejados para pelo menos a maioria da sociedade. 

Rosário falou sobre o caminho para implementar medidas anticorrupção no setor público. “Para termos sucesso, é essencial fortalecer as três bases fundamentais: prevenir, detectar e sancionar. Não podemos nos iludir acreditando que atuar em apenas um dos pilares do combate à corrupção será suficiente. Todas são igualmente importantes. Temos um desafio de criar normas claras e simples de serem executadas, com adoção de controles efetivos e eficientes.”

A 1ª Conferência Internacional de Integridade Pública faz parte do plano anticorrupção do Governo do Estado de São Paulo, também conhecido por programa Radar Anticorrupção. O plano engloba 96 ações que serão adotadas até 2026.

Trata-se de um conjunto de medidas concretas voltadas ao aprimoramento dos mecanismos de prevenção e combate a corrupção, que contribuem para a melhoria da gestão pública estadual, por meio de diretrizes e normas legais e éticas, além de regulamentos de boa governança. Até o momento, 67% das ações já foram concluídas.

Relacionadas
- Advertisment -spot_img

Leia Mais

free 100 php online casino