Uma operação realizada pelo 3º Batalhão de Choque no município de Suzano, na Grande São Paulo, resultou em um confronto que resultou na morte de três indivíduos, entre eles um policial militar, e deixou outro agente ferido. O incidente ocorreu na tarde desta quarta-feira, (16).
Esta ação da Tropa de Choque foi desencadeada para dar cumprimento a um mandado de prisão emitido pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) de Minas Gerais. O foco da operação eram criminosos sul-americanos que constam na lista vermelha da Interpol, sendo acusados de homicídios tanto no Brasil quanto no Peru.
Até o momento, as identidades dos procurados ainda não foram confirmadas pelas autoridades competentes.
Os suspeitos estavam abrigados em um apartamento localizado em um condomínio da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo), situado na Estrada do Marengo, nas proximidades da divisa com Itaquaquecetuba. Segundo informações da polícia, ao cercarem o local, os agentes foram recebidos a tiros, o que deu início ao confronto.
No desenrolar da operação, um sargento da Polícia Militar foi fatalmente atingido e outro policial ficou ferido no braço. Durante a troca de tiros, dois suspeitos também foram mortos e outros dois sofreram ferimentos. Não há dados disponíveis sobre a presença de outros criminosos no local no momento do incidente. O policial ferido foi transportado para o Hospital das Clínicas com auxílio de um helicóptero Águia.
A operação contou com o suporte das equipes da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), totalizando mais de dez viaturas e dois helicópteros presentes na cena do confronto.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que a ocorrência permanece sob investigação e que todas as circunstâncias serão apuradas por meio de um Inquérito Policial Militar, assegurando assim a elucidação dos fatos ocorridos durante a operação.