O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a atuação de Israel no conflito do Oriente Médio durante uma entrevista no México. Ele expressou preocupação com a falta de diálogo do Conselho de Segurança da ONU com o governo israelense, considerando a situação “inexplicável”. Lula ressaltou a urgência de negociações para resolver o conflito e lamentou as ações de Israel, afirmando que o país “só sabe matar”.
Durante a entrevista, Lula mencionou os ataques recentes de Israel à Faixa de Gaza e ao Líbano, destacando a presença de vítimas brasileiras nos conflitos. Ele também enfatizou a importância das operações de repatriação de brasileiros em zonas de conflito, como a que está sendo organizada no Líbano, ressaltando a necessidade de garantir a segurança dos cidadãos.
Além disso, Lula elogiou a abertura comercial entre o México e o Brasil, destacando o aumento do fluxo de comércio entre os países. Durante sua visita, ele se encontrou com a recém-empossada presidente do México, Claudia Sheinbaum, elogiando sua preparação política e apontando para um potencial crescimento nas relações bilaterais.