O último episódio do programa de propaganda eleitoral obrigatória antes do primeiro turno das eleições municipais deste ano será transmitido nesta quinta-feira (3). Se houver um segundo turno, a programação retornará na próxima sexta-feira (11) com uma nova distribuição de horários para os candidatos.
Desde 30 de agosto, os candidatos a prefeito e vereador têm utilizado esse espaço para divulgar suas propostas e se apresentar ao eleitorado. O programa é veiculado em duas inserções diárias no rádio, das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10, e na televisão, das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40.
Na cidade de São Paulo, houve uma distribuição desigual do tempo de propaganda no primeiro turno. O atual prefeito e candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), obteve a maior parte do tempo disponível, totalizando 6 minutos e 30 segundos.
Por outro lado, Guilherme Boulos (PSol), que disputa a liderança nas pesquisas com Nunes, recebeu 2 minutos e 22 segundos. Já Pablo Marçal (PRTB), que está tecnicamente empatado com Boulos nas intenções de voto, não teve acesso à propaganda em rádio e TV. Tabata Amaral (PSB) e José Luiz Datena (PSDB) receberam 30 e 35 segundos, respectivamente.
Com a possibilidade de um segundo turno, a propaganda eleitoral será retomada entre os dias 11 e 25 de outubro, com uma nova configuração na distribuição do tempo. Diferentemente do primeiro turno, onde o tempo é alocado conforme o desempenho dos partidos, no segundo turno ele será igualmente dividido entre os dois candidatos que permanecem na disputa.
Caso avance para o segundo turno, Ricardo Nunes verá seu tempo na TV reduzido em 1 minuto e 32 segundos. Por outro lado, Guilherme Boulos ganharia um acréscimo de 2 minutos e 38 segundos no tempo de televisão, enquanto Pablo Marçal passaria a ter acesso ao espaço na TV.