A equipe de atletas selecionados pelo treinador Dorival Júnior iniciou os preparativos para os jogos das Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo de 2026 nesta segunda-feira. Os jogadores Abner e Raphinha se juntaram à delegação em Belém e participaram de uma atividade física leve e treino com bola no estádio Mangueirão. O foco da preparação era o confronto contra a Venezuela, marcado para esta quinta-feira no Monumental de Maturín.
A escolha de permanecer em Belém foi estratégica, visando facilitar a logística da equipe devido à proximidade com a cidade venezuelana. Dorival planeja começar a trabalhar com a equipe titular a partir de terça-feira, também visando o confronto contra o Uruguai no dia 19 deste mês, na Fonte Nova.
Após um início de campanha irregular, a seleção brasileira busca se reerguer nas Eliminatórias. Com cinco vitórias, um empate e quatro derrotas em dez jogos, o Brasil está empatado com o Uruguai na terceira posição, atrás da Argentina e Colômbia.
Nos últimos quatro jogos, o Brasil conquistou três vitórias e sofreu uma derrota. Para o confronto contra a Venezuela, Dorival deve adotar uma abordagem ofensiva, com ênfase na posse de bola e transições rápidas. Por outro lado, a Venezuela, que está em antepenúltimo lugar, acumulou três empates e duas derrotas em seus últimos cinco jogos.