Sexta-feira, Novembro 15, 2024
spot_imgspot_img
InícioPoliticaEleições de 2024 no Brasil registram trágica onda de violência com 99...

Eleições de 2024 no Brasil registram trágica onda de violência com 99 candidatos mortos

De acordo com informações divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), durante a campanha para as eleições municipais de 2024, foi registrado o falecimento de aproximadamente 99 candidatos. Esses dados correspondem às candidaturas já analisadas pela corte, sendo que cerca de mil ainda aguardam julgamento, o que pode aumentar esse número. Os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul foram os que registraram o maior número de óbitos entre os candidatos. O partido mais impactado por essas mortes foi o MDB. Do total de candidatos falecidos, dois disputavam a posição de prefeito, seis concorriam a vice-prefeito e 91 eram candidatos a vereador.

Um dos casos mais marcantes foi o assassinato do prefeito Marcelo Oliveira, que buscava a reeleição em João Dias, no Rio Grande do Norte. Marcelo foi morto a tiros em um atentado, juntamente com seu pai, que também veio a óbito. Após essa tragédia, a viúva de Marcelo, Maria de Fátima Mesquita da Silva, conhecida como Fatinha de Marcelo, foi indicada para concorrer à prefeitura.

Outra situação trágica envolveu o candidato a prefeito Lukas Machado, em Itatinga, no interior de São Paulo. Machado, vereador e candidato pelo Podemos, foi encontrado morto em sua residência, onde foram encontrados indícios de drogas, mesmo sem sinais de violência aparente. Uma pessoa foi presa sob suspeita de envolvimento no caso. Aline Santiago (PSD), vice na chapa de Machado, foi escolhida para substituí-lo como candidata à prefeitura.

O presidente nacional do Podemos lamentou o assassinato de Machado e manifestou a expectativa de que os responsáveis sejam devidamente responsabilizados. Em João Dias, a gestão municipal foi assumida por Jessé Oliveira, irmão de Marcelo e presidente da Câmara Municipal, que deve permanecer no cargo até o final do ano.

Relacionadas
- Advertisment -spot_img

Leia Mais