Sexta-feira, Novembro 15, 2024
spot_imgspot_img
InícioRegião 011Eleitas mais mulheres em São Paulo: Câmara Municipal promove diversidade com novos...

Eleitas mais mulheres em São Paulo: Câmara Municipal promove diversidade com novos representantes

Avanços na representatividade marcam eleições para a Câmara Municipal de São Paulo

As eleições para a Câmara Municipal de São Paulo em 2024 apresentaram avanços significativos na representatividade, com um notável aumento da presença de mulheres e negros entre os novos vereadores eleitos. O pleito resultou na eleição de 20 vereadoras, um acréscimo de sete em comparação com 2020, representando 36,3% das cadeiras do Parlamento.

Dentre as vereadoras eleitas que se destacaram estão Ana Carolina Oliveira (Podemos) com 129.563 votos, Amanda Paschoal (PSOL) com 108.654 votos, Luana Zarattini (PT) com 100.921 votos e Luana Alves (PSOL) com 83.262 votos.

Além disso, a eleição contou com a vitória de 16 vereadores negros e pardos, um aumento de cinco em relação ao pleito anterior. Destes, dez se autodeclararam pardos e seis, pretos, refletindo um avanço na diversidade política local.

Apesar do progresso na representatividade, a renovação das cadeiras foi moderada, com apenas 20 novos vereadores eleitos. O número de reeleitos aumentou para 35. O PT se destacou como o partido com a maior bancada, seguido por MDB, PL e União, cada um com sete representantes, e PSOL e Podemos, com seis lugares cada. Outros partidos também conquistaram cadeiras na Câmara Municipal de São Paulo.

Relacionadas
- Advertisment -spot_img

Leia Mais