Um estudo recente realizado pelo g1 revelou que as linhas de trem 8-Diamante e 9-Esmeralda, operadas pela concessionária ViaMobilidade, enfrentaram um número alarmante de falhas, quase o dobro em comparação às quatro linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) nos últimos três anos. O levantamento excluiu incidentes causados por fatores externos, como furto de cabos, focando apenas nas falhas atribuídas diretamente às operações das empresas.
Desde a concessão das linhas à iniciativa privada em 27 de janeiro de 2022, a ViaMobilidade registrou um total de 200 falhas entre 2023 e março de 2025. A distribuição dessas falhas é a seguinte:
- 2023: 95 falhas
- 2024: 86 falhas
- 2025 (até março): 19 falhas
Em contrapartida, as quatro linhas geridas pela CPTM (7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira) apresentaram um total de apenas 102 falhas no mesmo período, com a seguinte distribuição:
- 2023: 44 falhas
- 2024: 48 falhas
- 2025 (até março): 10 falhas
A linha mais problemática da ViaMobilidade foi a 9-Esmeralda, que acumulou 68 falhas em 2023, 58 em 2024 e sete em 2025, totalizando cerca de 66,5% das falhas registradas pela empresa no período. Esta linha conecta Osasco ao extremo sul da capital paulista, possui 21 estações e atende aproximadamente 450 mil passageiros diariamente, interligando-se com outras linhas movimentadas como a Linha 4-Amarela e a Linha 5-Lilás.
Em março de 2023, um incidente notável ocorreu na Linha 8-Diamante, quando vagões se soltaram durante uma manobra. O trem estava repleto de passageiros e saiu dos trilhos ao fazer uma curva próxima à estação Itapevi, resultando em mais de oito horas para normalização da operação.
Dentre as linhas da CPTM, a linha que mais apresentou problemas foi a Safira, com registros de falha sendo: 16 em 2023, 16 em 2024 e seis em 2025. Esta linha conecta o Brás ao extremo Leste da capital e transporta cerca de 260 mil passageiros diariamente. É importante ressaltar que esta é uma das linhas que deve ser concedida à iniciativa privada em breve.
Analisando os dados do levantamento, observa-se que antes da concessão à ViaMobilidade em 2021, as linhas tinham menos registros de falha do que em anos subsequentes.
A concessionária ViaMobilidade se manifestou sobre os resultados do estudo, destacando que opera sob normas rigorosas de desempenho e assegurando que o índice de satisfação dos usuários melhorou no último ano. Em sua nota oficial, a empresa declarou: “A ViaMobilidade Linhas 8 e 9 é a primeira operadora privada a administrar uma concessão de trens metropolitanos em São Paulo. Desde o início da concessão, já investimos mais de R$4 bilhões na modernização das linhas. Isso inclui a aquisição de novos trens, substituição de trilhos e melhorias na segurança operacional.” A empresa também mencionou um aumento significativo na satisfação dos passageiros durante o último semestre.”