Segunda-feira, Novembro 25, 2024
spot_imgspot_img
InícioMundoEUA e Otan apontam evidências de tropas norte-coreanas na Rússia em nova...

EUA e Otan apontam evidências de tropas norte-coreanas na Rússia em nova alegação geopolítica

EUA e Otan suspeitam de presença de tropas norte-coreanas na Rússia apoiando conflito na Ucrânia

Autoridades dos Estados Unidos e da Otan afirmam possuir evidências da presença de tropas da Coreia do Norte na Rússia, apoiando o conflito em curso na Ucrânia. Inicialmente, a Coreia do Sul levantou a questão sobre o envio de soldados norte-coreanos, estimando que cerca de 3.000 deles foram deslocados, com a possibilidade de mais reforços a caminho.

O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, anunciou que estão investigando o envolvimento dos norte-coreanos no conflito e os possíveis impactos na Europa e no Indo-Pacífico. Surgem especulações sobre possíveis contrapartidas que Pyongyang poderia receber da Rússia em troca do envio das tropas.

Parlamentares sul-coreanos alegam que a Coreia do Norte teria se comprometido a enviar cerca de 10 mil soldados para apoiar a Rússia. Relatos indicam que há sinais de treinamento de tropas na Coreia do Norte, aumentando a tensão na região e levantando a possibilidade de envio de armas para Kiev.

Tanto a Rússia quanto a Coreia do Norte negaram veementemente as alegações de transferência de soldados e armamentos entre os dois países. O envio de tropas para Moscou foi condenado por violar o direito internacional. A Guerra na Ucrânia teve início com a invasão russa em fevereiro de 2022 e já resultou em um alto número de baixas, com mais de 600 mil vítimas, de acordo com autoridades dos EUA.

Relacionadas
- Advertisment -spot_img

Leia Mais