A Linha 15-Prata do Metrô de São Paulo enfrenta dificuldades operacionais desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira (29). Segundo informações divulgadas pela companhia, uma falha em um equipamento de via foi identificada no trecho entre as estações Vila Prudente e Oratório.
Como consequência, a circulação dos trens do monotrilho ocorre com velocidade reduzida e maiores intervalos desde as 6h15. A normalização dos serviços começou às 7h40, após a atuação das equipes de manutenção na área afetada.
Durante a falha, o sistema Plano de Atendimento Emergencial à Superlotação (Paese) foi acionado para oferecer uma alternativa de transporte aos passageiros. Também foram adotadas medidas de controle nas estações para organizar o fluxo de pessoas.
Apesar disso, usuários relataram dificuldades para acessar os ônibus do Paese. Uma passageira expressou sua insatisfação no X (antigo Twitter) às 7h30, questionando a falta de operação do serviço e mencionando superlotação na estação União.
Outro usuário reclamou da ausência do Paese na estação Jardim Colonial por volta das 7h15. Alguns, no entanto, reagiram com bom humor: “Ao invés de ir voando num ovni planando pela cidade (monotrilho), tô sendo obrigada a voltar à idade da pedra e ir de mamute (ônibus) até a linha vermelha. Linha 15-Prata, você me paga!”, comentou uma usuária.
Em nota oficial, o Metrô pediu desculpas aos usuários pelos transtornos causados durante a ocorrência.