Segunda-feira, Novembro 25, 2024
spot_imgspot_img
InícioEconomiaFinanciamento automotivo decola com crescimento da produção e redução da inadimplência

Financiamento automotivo decola com crescimento da produção e redução da inadimplência

O mercado de financiamento de veículos no Brasil teve um incremento relevante no último ano, impulsionado pela retomada na produção das montadoras e pela melhoria no perfil de crédito dos consumidores. Em junho, a concessão de financiamentos automotivos atingiu R$ 16,8 bilhões, apresentando um aumento de 32,5% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Além disso, a inadimplência diminuiu de 5,5% para 4,5% no mesmo intervalo de tempo.

O aumento na concessão de crédito acompanhou o crescimento nas vendas de veículos novos e usados, com um aumento de 15,6% e 9,6%, respectivamente, no primeiro semestre deste ano. Instituições financeiras como o Santander e o BV bateram recordes na liberação de crédito para financiamento de veículos, refletindo um forte interesse nesse mercado.

Embora tenham ocorrido alterações nas condições dos financiamentos, com prazos médios mais curtos, entrada mais significativa e taxas de juros em torno de 25,5% ao ano, a demanda por financiamentos automotivos permanece alta, com mais brasileiros optando por financiar a compra de carros em vez de pagar à vista.

Os bancos preveem que a relação entre vendas de carros novos e usados no Brasil deve se equilibrar à medida que a produção das montadoras se normaliza. Apesar dos desafios como a redução na produção das montadoras e o aumento dos preços de veículos novos, o mercado de financiamento automotivo mostra-se aquecido, com perspectivas positivas para o futuro.

Relacionadas
- Advertisment -spot_img

Leia Mais