A deputada federal Gleisi Hoffmann, presidente do PT, fez críticas ao artigo sobre democracia escrito por Jair Bolsonaro em uma rede social, comparando o presidente a “um assassino defendendo o direito à vida”. Para Gleisi, o texto publicado pela Folha de S.Paulo tem o objetivo de reabilitar a imagem de Bolsonaro no debate público, o que ela considera uma estratégia perigosa que pode normalizar comportamentos extremistas. A deputada ressaltou que Bolsonaro lidera uma extrema direita que propaga ódio e pratica violência contra opositores.
No artigo intitulado “Aceitem a democracia”, Bolsonaro argumenta que a direita está ganhando força globalmente, citando vitórias eleitorais recentes nos Estados Unidos e na Argentina como exemplos de uma “onda conservadora”. Ele defende que esses movimentos são impulsionados pelo desejo popular por ordem, progresso, liberdade econômica e respeito aos valores familiares e religiosos. O ex-presidente, que enfrenta acusações de envolvimento em atos antidemocráticos, busca se posicionar como defensor da democracia.
A publicação do artigo ocorre em um momento delicado para Bolsonaro, uma vez que a Procuradoria-Geral da República está prestes a apresentar uma nova denúncia contra ele ao Supremo Tribunal Federal, acusando-o de participação nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.