O Ministério da Fazenda informou que o pacote de redução de gastos obrigatórios será enviado ao Congresso Nacional ainda esta semana, após uma reunião realizada na segunda-feira para avaliar a situação fiscal do país e apresentar as propostas do governo. Nesta terça-feira, os ministros serão convocados pela Casa Civil para contribuir com suas opiniões e informações.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniram por cerca de três horas, juntamente com outras autoridades, para discutir o assunto. Lula havia solicitado no fim de semana que os técnicos da equipe econômica detalhassem as medidas de corte de gastos obrigatórios, levando Haddad a cancelar uma viagem à Europa para lidar com questões internas.
Pela manhã, Haddad e outros ministros analisaram as ações do G20, grupo das principais economias do mundo presidido pelo Brasil neste ano. Segundo o ministro, as definições das medidas de corte de gastos pelo Ministério da Fazenda estão bem encaminhadas.