Um homem de 63 anos foi detido sob a suspeita de ter roubado 22 toneladas de queijo de uma prestigiada empresa de laticínios do Reino Unido com sede em Londres, em 21 de outubro. A Polícia Metropolitana de Londres informou que o suspeito foi preso por fraude e receptação, sendo interrogado em uma delegacia no sul de Londres.
De acordo com a Neal’s Yard Dairy, a fraude foi perpetrada por um comprador fraudulento que se fez passar por um distribuidor legítimo de uma grande rede francesa. Mais de 950 rodas de queijos Cheddar Hafod, Westcombe e Pitchfork foram entregues antes que a fraude fosse descoberta.
O valor estimado do queijo roubado é de 300 mil libras (cerca de 1,95 milhões de reais), sendo suspeito de ter sido desviado para a Rússia ou Oriente Médio. A proprietária da Neal’s Yard Dairy, Sarah Stewart, recebeu mensagens de apoio e novas encomendas de clientes ao redor do mundo em solidariedade à empresa.
Com a repercussão internacional do caso, evidenciando a popularidade do queijo britânico, medidas foram tomadas para alertar a comunidade de produtores de queijo sobre o roubo e solicitar que qualquer informação acerca de queijos relacionados ao crime seja comunicada à empresa.