Empresário de criptomoedas consome obra de arte em forma de banana em conferência
Durante uma conferência de imprensa em Hong Kong, um empresário de criptomoedas que adquiriu a obra ‘Comedian’ do artista italiano Maurizio Cattelan surpreendeu a todos ao decidir comer a peça. A banana, fixada em uma parede com fita adesiva, foi vendida por 6,2 milhões de dólares em um leilão em Nova York, o equivalente a R$ 37 milhões.
Justin Sun, que venceu a disputa contra outros seis concorrentes, explicou que a ação de comer a obra poderia se tornar parte da história da peça. Ele comprou a banana por apenas 35 centavos em uma mercearia no dia do leilão, transformando-a em um dos frutos mais caros do mundo.
Durante a conferência, o empresário distribuiu bananas e rolos de fita adesiva aos presentes como lembrança. Ele comparou a ação de comer a obra de arte aos NFTs (tokens não fungíveis), destacando que ambos ganham valor pela percepção das pessoas.
A obra ‘Comedian’ de Cattelan, leiloada pela primeira vez, causou um impacto global e provocou reflexões sobre o valor da arte contemporânea. Cattelan, conhecido por suas criações provocativas, já foi alvo de polêmicas no mundo da arte.
A cena de Justin Sun consumindo a banana durante a conferência foi uma maneira inusitada de interagir com a obra de arte e estimular reflexões sobre seu significado e valor na cultura contemporânea.