Segunda-feira, Novembro 25, 2024
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INSS moderniza atendimento e expande solicitações de auxílio-doença pelos Correios

O Ministério da Previdência Social e o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) anunciaram a ampliação da parceria com os Correios para facilitar a solicitação de auxílio-doença através das agências postais. Após um programa piloto realizado em Fortaleza (CE) e Aracaju (SE), a iniciativa será expandida para 2.681 agências em 2.200 municípios em todo o país.

O termo de parceria foi assinado nesta segunda-feira (14) pelo ministro Carlos Lupi, pelos presidentes do INSS, Alessandro Stefanutto, e dos Correios, Fabiano dos Santos. A expectativa é que a parceria seja estendida para as 7.000 agências próprias dos Correios em todo o território nacional até o próximo ano, complementando assim a rede de atendimento presencial do INSS.

O novo canal de atendimento faz parte da estratégia de ampliar o uso do sistema online Atestmed, que dispensa a perícia presencial. Os segurados terão a opção de solicitar o auxílio-doença diretamente em uma agência dos Correios, onde um funcionário poderá digitalizar o atestado médico, ou iniciar o requerimento por telefone e apresentar o atestado na agência posteriormente.

A análise dos pedidos continuará sendo feita pelo INSS. A parceria foi estabelecida visando atender segurados que não estejam familiarizados com sistemas digitais, oferecendo uma alternativa de atendimento acessível em todo o país. Os Correios se comprometeram a treinar seus funcionários para conferir documentos e garantir a validade das solicitações.

Essa iniciativa visa facilitar o acesso dos cidadãos ao auxílio-doença, aproveitando a capilaridade dos Correios em todo o Brasil. Com o cronograma de expansão em andamento, a expectativa é agilizar o atendimento e garantir mais eficiência no processo de solicitação do benefício.

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