Quinta-feira, Novembro 14, 2024
spot_imgspot_img
InícioRegião 011Iphan declara Conjunto Esportivo do Ibirapuera como Patrimônio Cultural Brasileiro

Iphan declara Conjunto Esportivo do Ibirapuera como Patrimônio Cultural Brasileiro

O Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, popularmente conhecido como Conjunto Esportivo Ibirapuera, localizado em São Paulo, foi oficialmente reconhecido como Patrimônio Cultural Brasileiro. A decisão foi tomada de forma unânime pelo Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em uma reunião recente.

O pedido de proteção legal para o local foi apresentado ao Iphan em dezembro de 2020, e desde então o conjunto já havia recebido um tombamento provisório emergencial. Agora, com o tombamento definitivo, que garante a proteção federal, a preservação do valor histórico, cultural, arquitetônico e ambiental do local está assegurada.

O Conjunto Desportivo é composto pelo Ginásio Poliesportivo Mauro Pinheiro, pelo Conjunto Aquático Caio Pompeu de Toledo, pelo Estádio Ícaro de Castro Mello e pelo Ginásio Geraldo José de Almeida (Ginásio do Ibirapuera). Construído em 1950, o local é um ícone da arquitetura moderna brasileira e tem sido palco de eventos esportivos nacionais e internacionais ao longo dos anos.

Inserido no contexto do Plano de Avenidas, um projeto urbanístico que transformou São Paulo entre as décadas de 1930 e 1950, o Conjunto Desportivo não só possui relevância arquitetônica, mas também valores sociais e afetivos. De acordo com a conselheira relatora Flávia Brito do Nascimento, o local é um símbolo identitário e memorial para diversos grupos sociais, enriquecendo a diversidade arquitetônica do século XX no Brasil.

Relacionadas
- Advertisment -spot_img

Leia Mais