A La Liga, organizadora do Campeonato Espanhol, anunciou neste sábado, 28 de janeiro, que tomará medidas legais contra os torcedores que planejavam lançar uma campanha de insultos racistas contra o atacante Vinicius Jr. durante o clássico entre Atlético de Madrid e Real Madrid, marcado para domingo.
O jogo acontecerá no Estádio Metropolitano, casa do Atlético, e houve uma mobilização por parte da torcida local para ofender o jogador brasileiro com comentários racistas. Nas redes sociais, torcedores anunciaram que usariam máscaras durante o jogo para evitar serem identificados pela polícia em caso de investigação por gritos racistas e gestos ofensivos.
Em um comunicado oficial, a La Liga afirmou que buscará a prisão imediata dos responsáveis pela “campanha de ódio” contra o jogador do Real Madrid. A liga caracterizou essas ações como incitação ao ódio, um crime previsto no Código Penal espanhol. A La Liga condenou veementemente esse comportamento, destacando que não tolerará atos que promovam o ódio contra qualquer pessoa, como no caso de Vinicius Jr., por sua raça.
Os torcedores racistas chegaram a divulgar a hashtag #MetropolitanoConMascarilla, visando dificultar possíveis identificações por leitura labial pelas autoridades policiais e judiciais. Ao longo do ano, diversos torcedores já foram detidos por esse tipo de conduta.
O confronto válido pela 8ª rodada do Campeonato Espanhol está marcado para as 16h deste domingo (horário de Brasília). O Real Madrid está em segundo lugar na tabela, com 17 pontos, enquanto o Atlético de Madrid está logo atrás, com 15 pontos.