O Governo do Estado de São Paulo anunciou a abertura da licitação para a construção da Linha 19-Celeste, uma nova importante via que irá conectar o Bosque Maia, em Guarulhos, ao Anhangabaú, no coração da capital paulista. Com um total de 17,6 km de extensão e 15 estações projetadas, a linha promete facilitar o transporte de até 630 mil passageiros diariamente.
O processo licitatório foi iniciado nesta segunda-feira (24) e terá seu edital completo disponibilizado para as empresas interessadas na terça-feira (25). A licitação será realizada de forma eletrônica, dividida em três lotes programados para os dias 4, 5 e 6 de junho. Os lotes contemplam as seguintes seções:
- Lote 1: da estação Bosque Maia à Itapegica
- Lote 2: da estação Jardim Julieta à Vila Maria
- Lote 3: da estação Catumbi até Anhangabaú
A expectativa do governo é que os contratos sejam assinados ainda este ano, possibilitando a elaboração dos projetos executivos. As obras estão previstas para ter início no começo de 2026, com uma duração estimada de até 72 meses para sua conclusão.
O investimento total previsto para a implementação da Linha 19-Celeste é de R$ 19,5 bilhões. Este montante será utilizado gradualmente ao longo do período de construção e incluirá as obras civis iniciais, além de futuras contratações que abrangerão o fornecimento de trens e sistemas de controle, bem como possíveis desapropriações necessárias.
A nova linha não apenas aumentará a capacidade do sistema metroviário, mas também promoverá conexões com outras três linhas já existentes: a 1-Azul, a 2-Verde e a 3-Vermelha, ampliando assim as opções de deslocamento para os usuários.