O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou na última sexta-feira (18) que o Governo Federal vai criar uma linha de crédito especial para os moradores de São Paulo afetados pelo apagão que ocorreu na capital.
Segundo o G1, a iniciativa tem como objetivo apoiar comerciantes e empresários que sofreram prejuízos com a interrupção no fornecimento de energia elétrica.
Conforme o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a linha de crédito será disponibilizada por meio do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), voltada exclusivamente para o setor empresarial.
Haddad também destacou que os danos causados a residências não serão cobertos por essa linha de crédito, já que a responsabilidade pelo ressarcimento das perdas materiais, como eletrodomésticos e alimentos estragados, será da distribuidora de energia Enel, que administra a rede elétrica da região.
Durante o evento, Lula ressaltou que o governo está trabalhando para oferecer uma solução rápida e eficaz para os prejudicados.
“Nós vamos fazer para a cidade de São Paulo o mesmo que fizemos para o Rio Grande do Sul. As pessoas que tiveram prejuízo por conta do apagão, que perderam geladeira, perderam inclusive a sua comida, o pequeno comerciante que perdeu alguma coisa. Nós vamos estabelecer uma linha de crédito para que as pessoas possam se recuperar e viver muito bem. Eu não quero saber de quem é a culpa. Eu quero saber quem é que vai dar a solução”, afirmou o presidente.
O anúncio foi feito em São Paulo durante o lançamento do programa Acredita, uma iniciativa voltada ao microcrédito para pequenos empreendedores.
Após o evento, Lula deverá participar de compromissos ligados às campanhas de candidatos do Partido dos Trabalhadores (PT) que concorrem às prefeituras do estado.