Nesta quinta-feira (7), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, entrou em contato com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para confirmar sua participação na Cúpula de Líderes do G20, agendada para os dias 18 e 19 deste mês no Rio de Janeiro. Durante a ligação, que durou aproximadamente 30 minutos, Biden também anunciou que os EUA se juntarão à Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza.
Além disso, os líderes discutiram a visita de Biden a Manaus antes da cúpula, com uma reunião bilateral planejada no Rio de Janeiro. Embora a agenda para a visita a Manaus ainda não tenha sido divulgada, é esperado que temas como mudanças climáticas e proteção das florestas sejam abordados.
O Palácio do Planalto destacou que Lula e Biden enfatizaram a importância da Parceria pelos Direitos dos Trabalhadores e da transição energética, além do papel crucial do Brasil na preservação das florestas tropicais e na luta contra as mudanças climáticas. A Casa Branca também mencionou os preparativos para a reunião do G20 e o compromisso de manter um diálogo próximo sobre questões globais e regionais.
A Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa lançada pelo Brasil em julho, visa angariar recursos para enfrentar esses desafios globais. Até o momento, 18 países, juntamente com a União Africana e a União Europeia, formalizaram sua adesão à Aliança. Espera-se que todos os países do G20 confirmem sua participação na aliança durante a Cúpula de Líderes no Rio de Janeiro.