Quinta-feira, Novembro 14, 2024
spot_imgspot_img
InícioPoliticaLula promete representar interesses da sociedade em encontros com líderes globais

Lula promete representar interesses da sociedade em encontros com líderes globais

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com representantes dos grupos de engajamento do G20 no Palácio do Planalto nesta segunda-feira (11) e anunciou que levará as propostas aprovadas pelos segmentos independentes para os chefes de Estado que participarão da Cúpula de Líderes nos dias 18 e 19 deste mês. A presidência brasileira do G20 incluiu novos segmentos, como o G20 Favelas e F20, para abordar as realidades das periferias do Brasil e do mundo.

Lula ressaltou a importância de ouvir e acolher as contribuições dos grupos de engajamento, que englobam representantes da sociedade civil, think tanks, juventude, mulheres, trabalho, ciências, startups e outros setores. O G20 é um fórum de cooperação econômica internacional composto por 19 países e dois órgãos regionais, representando a maioria do PIB global e da população mundial.

Neste ano, a presidência do G20 adotou três temas centrais: enfrentamento das mudanças climáticas e transição energética sustentável, combate à pobreza e à fome, e reforma de organismos multilaterais e nova governança global. Os grupos de engajamento estão trabalhando em propostas específicas em cada uma dessas áreas.

Além disso, está programada a realização da Cúpula do G20 Social, uma iniciativa inédita do governo brasileiro, que contará com cerca de 270 atividades autogestionadas abordando temas como justiça ambiental, equidade em saúde, direitos LGBTQIAPN+, entre outros. O presidente Lula se comprometeu a entregar os documentos aos chefes de Estado presentes na cúpula, visando promover melhorias concretas para o futuro.

A Cúpula do G20 Social terá uma plenária final no dia 16 de novembro, onde será entregue o documento aos presidentes Lula e Cyril Ramaphosa, da África do Sul, que assumirá a presidência do G20 em 2025. Além disso, o evento contará com o Festival Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, com shows de artistas nacionais na Praça Mauá.

Relacionadas
- Advertisment -spot_img

Leia Mais