O décimo primeiro voo para repatriar brasileiros que estão no Líbano partiu de Beirute com 237 passageiros, incluindo crianças e animais de estimação. A aeronave KC30 da Força Aérea Brasileira saiu do Aeroporto Internacional de Beirute e está previsto para pousar na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, na madrugada desta quinta-feira.
Até o momento, a Operação Raízes do Cedro já retirou do Líbano 2308 pessoas e 29 animais de estimação. O Itamaraty está prestando assistência consular aos brasileiros e seus familiares, e está avaliando a possibilidade de realizar um novo voo de repatriação, levando em consideração a demanda e as condições de segurança.
O governo brasileiro incentiva que as pessoas que têm meios próprios busquem deixar o território libanês, destacando que a companhia Middle East Airlines está priorizando passageiros brasileiros em voos com destino a Madrid e Frankfurt, após negociação com a Embaixada do Brasil em Beirute.
A comunidade brasileira no Líbano é composta por cerca de 20 mil pessoas, sendo que aproximadamente 3 mil manifestaram o desejo de retornar ao Brasil. A logística de repatriação envolve o uso de aeronave e servidores da FAB.