O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, irá conceder a Medalha Presidencial da Liberdade ao jogador de futebol Lionel Messi em uma cerimônia na Casa Branca, que ocorrerá neste sábado (4). Além de Messi, outros 18 indivíduos serão homenageados com essa distinção, que é a maior honraria civil do país.
A Medalha Presidencial da Liberdade é entregue a pessoas que tenham feito contribuições notáveis para a prosperidade, valores, segurança dos Estados Unidos, paz mundial ou outros empreendimentos significativos, tanto no âmbito público quanto privado.
O jogador de basquete Magic Johnson também será agraciado com a medalha nesta mesma cerimônia. Messi está sendo reconhecido não apenas por suas conquistas esportivas, mas também por seu engajamento social através da Fundação Leo Messi e seu papel como Embaixador da Boa Vontade da UNICEF.
A Casa Branca divulgou um comunicado oficial ressaltando que o presidente Biden valoriza líderes que mantêm a fé, proporcionam oportunidades justas e priorizam a decência, e que as 19 pessoas homenageadas contribuíram de maneira extraordinária para tornar os Estados Unidos um lugar melhor.